terça-feira, 4 de novembro de 2008

"Fotografia" Arte ou Profissão???

Ao ser inventada ,a fotografia causou espanto,admiração,contrariedades.
Vários pintores chegaram a afirmar que a pintura estava morta!!Entender que naquela época
o processo fotográfico despejou dúvidas sobre ser ou não uma arte é fácil.Difícil é perceber que
ainda hoje a fotografia cause polêmica.Afinal,fotografia é arte ou deve ser encarada apenas e tão somente como uma profissão??
Ora, que diferença isso faz?? Arte ou não,o dia-a-dia de quem trabalha ou quer trabalhar com fotografia em nada muda.Só que o fotógrafo não pára de sofrer questionamento sobre o assunto.
Por isso, vamos clarear essa questão e, definitivamente,iluminar a mente dos duvidosos.
Em primeiro lugar, é preciso compreender o que é arte.
Manifestações artísticas são inquestionáveis desde o primitivos homens,passando por índios,
tribos e povos das mais diversas culturas e raças até os tempos atuais.Verdadeiros tesouros foram deixados,talhados em pedras,esculpidos em madeira,pintados em barros e eternizados em formas várias.É uma característica humana apreciar a natureza,retrata-la e criar a partir dela.
Expressões,reflexões,buscas,realidades pessoais e religiosas do cotidiana daquilo que o homem viveu são verdadeiras obras de arte.Arte,portanto nada mais é do que a capacidade do homem de expressar em matéria - pedra, tecido, papel ou bem outra forma - as interiorizações,criações,e retratações do mundo em que vive.E,observadores,nós as identificamos como arte porque temos capacidade estética.Mesmo que partindo dos conceitos pessoais, definimos o feio do belo.
Olhamos as cores,contemplamos as formas e admiramos o que alguns são capazes de fazer e outro não.Apreciamos a obra e através dela chegamos ao seu criados.Pagamos fortunas para em nossas casas as obras dos mais famosos artistas.Nada mais estamos fazendo,levando a arte para casa,que carrega formas únicas de expressão.
Mas a fotografia também não é uma forma única de expressão???
A arte guarda para si o privilégio da liberdade de expressão enquanto a fotografia foi e ainda é entendida por alguns como uma arte somente reprodutiva.Pertence a uma forma de reprodução em série e, por isso,não é encarada como uma obra única,diferenciando-se da arte.Bobagem.É ou foi vista assim porque apareceu no mundo das artes plásticas causando medo.Nenhum outro meio de expressão reunia a perfeição da imagem fotográfica.Intrusa,a fotografia foi criticada porque não parecia criar a partir dela.No ano de 1890, chegaram a buscar novas formas para mudar a imagem da fotografia e aproximá-la da gravura iniciando um movimento chamado pictorialismo.Ora,antes de revelar-se no papel,antes da técnica e do conhecimento,antes de entender a luz ou o enquadramento,não existe a concepção intelectual???Não importa se o fotógrafo esta criando,recriando ou apenas retratando a realidade.O que importa, e isso sim deveria encerrar a discussão,e que,antes de tudo existe a forma única de expressão através da lente.Cada pessoa vê o mundo de uma forma ímpar.assim é também o fotógrafo.A máquina,qual os pincéis,torna-se apenas o instrumento,isto para falar pouco.Mas para ser completo,definitivo,outras palavras valem a pena.
É possível afirmar que a fotografia seja qual for-amadora , profissional,jornalística,publicitaria ou de moda exige do fotógrafo,antes e mais importante do que o conhecimento,a criatividade,a sensibilidade e o talento de ver o mundo e expressá-lo de maneira que os nossos olhos não são capazes de ver.
Não bastasse,o fotógrafo,qual os artistas,também precisa estudar e conhecer as cores,luzes,composição,perspectiva.Com isso,será capaz de retratar o mundo,a vida ,a natureza ou um objeto de um ponto de vista exclusivo.Independentemente da quantidade de reprodução,a foto será única.Isto,os céticos que nos desculpem,é arte.
Só para finalizar,podemos dizer que as obras de arte são criadas a fim de serem admiradas,tocadas,apreciadas,imitadas.Com a fotografia acontece o mesmo.Portanto pergunta respondida,basta que você entenda que,além do lado artístico que sem dúvida existe,o fotógrafo precisa buscar cultura todo tempo.
Assim no lugar de questionar sobre a profissão ou arte,você simplesmente vai ser um ótimo fotografo. Apertar o disparador será apenas força da profissão.
(Trexos do livro Making Of Newton Cesar e Marco Piovan)
E isso ai!!!
BY
Cyntia Tetto

Um comentário:

Claudiane disse...

Arteeeee... adoroooo!

Vai fotografar meu casamento um dia? Rssss


Bjao à todos!
Clau